Boas vindas !!!

Como tudo que envolve capoeira para mim, o blog N'Golo Ia Muanda Osasco e uma nova empreitada que surge acompanhada de muito axé, camaradagem e seriedade, e que se faz necessaria a medida que nossos arquivos estão abarrotados de registros.

domingo, 22 de maio de 2011

Abolição da Escravidão Mental

No dia 14 de Maio ocorreu no Centro Histórico da Aldeia de Carapicuíba o evento “Abolição da Escravidão Mental. Um evento voltado a valorização das raízes africanas na cultura brasileira e que contou com diversas atrações, como debates, apresentações, intervenções e shows.


No debate promovido pelo estudio 3I, na mesa composta por Camila Gobbo, Dada Yute, Willian Gonçalves e Henrique Teramoto, o assunto debatido foi a preservação e a divulgação da memoria ancestral africana no cotidiano.


A Escola de Capoeira N’Golo Ia Muanda marcou a sua presença, com uma apresentação de capoeira e o samba de roda.


Junto a cena e caindo no samba o pessoal do Núcleo Sebastian de Artes, prestaram uma grande contribuição a nossa apresentação, valeu galera!


Durante cerca de uma hora o samba de roda "comeu solto" com a partição do publico.


A Escola de Capoeira N’Golo Ia Muanda agradece ao estúdio I3 pelo convite, e registra aqui o seu contentamento em poder participar de uma mobilização, que como diria o educador Ivan Poli, grande debatedor da lei 10.639/03, não é um favor aos brasileiros de pele negra, mais uma contribuição em pró de uma identidade nacional mais completa.


"O que se impõe hoje, a partir da noção contingente, contextualizada e relacional da identidade, é garantir que a multiplicidade e a diversidade sejam preservadas, que a cultura, como uma longa conversa entre partes distintas, permita que convivam sujeitos dos mais diferentes matizes. Em vez disso, quando a cultura local parece esgarçar-se como conseqüência da globalização, a afirmação de identidades duras parece funcionar, para muitos sujeitos, como elemento apaziguador que busca deter e solidificar a fluidez característica da época atual. Verificam-se, então, manifestações extremadas, em que nacionalismos, fundamentalismos, xenofobias, preconceitos, são ressuscitados e lutas sem fim são travadas em nome da preservação de identidades."

http://www.esmpu.gov.br/dicionario/tiki-index.php?page=Identidade%20cultural

Um comentário:

  1. Mto bom o evento e mto importante a discussão da identidade cultural, belo trabalho, parabéns!

    ResponderExcluir