No dia 14 de Maio ocorreu no Centro Histórico da Aldeia de Carapicuíba o evento “Abolição da Escravidão Mental. Um evento voltado a valorização das raízes africanas na cultura brasileira e que contou com diversas atrações, como debates, apresentações, intervenções e shows.
No debate promovido pelo estudio 3I, na mesa composta por Camila Gobbo, Dada Yute, Willian Gonçalves e Henrique Teramoto, o assunto debatido foi a preservação e a divulgação da memoria ancestral africana no cotidiano.
A Escola de Capoeira N’Golo Ia Muanda marcou a sua presença, com uma apresentação de capoeira e o samba de roda.
Junto a cena e caindo no samba o pessoal do Núcleo Sebastian de Artes, prestaram uma grande contribuição a nossa apresentação, valeu galera!
Durante cerca de uma hora o samba de roda "comeu solto" com a partição do publico.
A Escola de Capoeira N’Golo Ia Muanda agradece ao estúdio I3 pelo convite, e registra aqui o seu contentamento em poder participar de uma mobilização, que como diria o educador Ivan Poli, grande debatedor da lei 10.639/03, não é um favor aos brasileiros de pele negra, mais uma contribuição em pró de uma identidade nacional mais completa.
"O que se impõe hoje, a partir da noção contingente, contextualizada e relacional da identidade, é garantir que a multiplicidade e a diversidade sejam preservadas, que a cultura, como uma longa conversa entre partes distintas, permita que convivam sujeitos dos mais diferentes matizes. Em vez disso, quando a cultura local parece esgarçar-se como conseqüência da globalização, a afirmação de identidades duras parece funcionar, para muitos sujeitos, como elemento apaziguador que busca deter e solidificar a fluidez característica da época atual. Verificam-se, então, manifestações extremadas, em que nacionalismos, fundamentalismos, xenofobias, preconceitos, são ressuscitados e lutas sem fim são travadas em nome da preservação de identidades."
http://www.esmpu.gov.br/dicionario/tiki-index.php?page=Identidade%20cultural
Mto bom o evento e mto importante a discussão da identidade cultural, belo trabalho, parabéns!
ResponderExcluir